top of page
Buscar

Você está com mosca volantes ou flashes de luz? Entenda o que isso pode significar para a sua visão.

  • admdrricardonakagh
  • 1 de jun.
  • 1 min de leitura

As moscas volantes (ou floaters) são pequenos pontos, fios ou manchas que parecem se mover no campo visual, especialmente ao olhar para superfícies claras. Já os flashes de luz (ou fotopsias) são breves relâmpagos visuais, percebidos mesmo com os olhos fechados. Eles podem surgir quando há uma tração entre o vítreo e a retina. Ambos podem ser sinais de descolamento posterior do vítreo (DVP) — um processo natural que ocorre quando o vítreo, o gel que preenche o olho, se separa da retina.


Esse fenômeno é comum entre os 45 e 65 anos, mas pode acontecer antes em pessoas míopes, após traumas oculares ou cirurgias oftalmológicas.


Durante o DVP, o vítreo pode tracionar a retina, o que pode causar rupturas. Cerca de 8% a 22% dos pacientes que apresentam sintomas agudos de DVP já têm alguma ruptura retiniana no primeiro exame. Se diagnosticada e tratada, podemos evitar evolução para descolamento de retina.


Atenção aos sinais de alerta:

• Aumento súbito no número de floaters;

• Sensação de uma “cortina” escura no campo visual;

• Perda parcial da visão;

• Flashs frequentes, mesmo em ambientes escuros;


Esses podem ser indícios de rupturas ou até descolamento de retina — uma urgência médica que, se não tratada a tempo, pode causar perda irreversível da visão.


O que fazer?

Ao notar qualquer um desses sintomas, procure imediatamente um oftalmologista especializado em retina. O diagnóstico precoce pode preservar a sua visão.


Cuidar da sua saúde ocular é um investimento em qualidade de vida.

Sua visão merece atenção especializada.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Coriorretinopatia Serosa Central

A Coriorretinopatia Serosa Central (CSC) é uma doença ocular que provoca acúmulo de líquido sob a retina, geralmente na região central...

 
 
 
Vamos falar sobre Ptose Palpebral?

Você já ouviu falar em "pálpebra caída"? Esse é o nome popular da ptose palpebral, uma condição em que a pálpebra superior fica mais...

 
 
 

Comments


bottom of page